terça-feira, 17 de março de 2009

SEMANA DA LEITURA
















Esta semana decorreu na minha sala a semana da leitura.Começou no dia 9 de Março e prolongou-se durante toda a semana.Cada dia havia uma actividade diferente.
Segunda -feira à tarde, a minha turma foi à biblioteca municipal ouvir histórias contadas por uma boneca, ou melhor, por uma senhora disfarçada de boneca. Ouvimos algumas histórias muito bem dramatizadas e contadas: " João Giló e o pássaro", "a raposa e o lobo" e a " laranjeira".
Na terça- feira, o avô da Ema contou-nos histórias e lendas sobre o "Castelo do Mau Vizinho"," A fada e os três vinténs", " O bezerro de ouro", " A serpente guardiã",etc.
Na quarta -feira, de manhã, as enfermeiras do Passe vieram à escola. Alguns dos meus colegas ensaiaram um poema para recitar quando elas chegassem. Era um poema sobre a alimentação
Durante a tarde, eu, a Sofia, a Inês e a Maria João fizemos uma dramatização baseada nos livros da colecção " Magia do Arco-íris". Eu fiz de Melodia, a fadazinha da música, a Inês fez de Febe, a fadazinha da moda, a Sofia fazia de Cristina e a Maria João de Raquel, as amigas das fadas. O meu pai escreveu o texto, a minha mãe ajudou-me com a encenação e eu e a Sofia preparámos o cenário. Representámos para seis turmas da nossa escola. Recebemos muitos aplausos e o espectáculo foi um sucesso. Todos gostaram da surpresa que tinhamos preparado para eles
Quinta- feira, de manhã voltámos a fazer o espectáculo para uma turma de primeiro ano.
Sexta-feira, a Carolina e a mãe contaram a história: " A fada e os três vinténs". A mãe fazia de narrador e a Carolina dizia as falas das personagens.
Foi uma semana de grandes emoções. Senti-me tão alegre e entusiasmada que quase ficava sem respirar.
Todas as actividades foram interessantes, mas, é claro, o momento preferido foi participar na representação do espectáculo. Também adorei assistir à peça que as professoras do 4º ano representaram.
(Helena Sofia - 3º ano santo Amaro)

Sem comentários: