quinta-feira, 19 de março de 2009











A Fada e os três vinténs



Havia antigamente um homem de Roriz que, quando se deslocava para a sua aldeia, passava muito pelo alto se São João, que se situa nas imediações da Castanheira e onde corre uma fonte de água pura a que o povo atribui propriedades mágicas.
Acontece que, numa ocasião, quando ali passava a altas horas da noite, encontrou junto à fonte uma fada a fiar em ouro, que muito reluzia sob o clarão da lua cheia.
Muito admirado com aquilo, aproximou-se para ver melhor e assegurar-se de que os seus olhos o não estavam a enganar. Diz-lhe então a Fada:
_Tu não me descubras, que te deixo aqui três vinténs sempre que cá passares!
O homem não hesitou. Pegou nos 3 vinténs e largou. Foi para a sua aldeia, calou-se muto bem calado, e, dali a dias, resolveu passar lá de novo , à mesma hora. E ela lá estava de novo a fiar, e de novo lhe disse:
- Tu não me descubras!
E voltou a deixar-lhe os 3 vinténs. O homem já não queria mais nada.
Deixou de trabalhar, e sempre que precisava lá voltava apassar naquela fonte, onde os 3 vinténs eram garantidos.
Até que, a dada altura, estava na taberna com um compadre, a jogar, a comer e a beber …sem olhar a despesas. O compadre , estranhando tanto desafogo, perguntou-lhe:
_Como é que tu, que antes eras pobre, agora te governas sem trabalhar?
Ele, então, como já estava com uns copitos a mais,respondeu-lhe :
Enquanto me render a fonte de S. João,
Nunca me faltará vinho nem pão!

Ora o compadre, cheio de curiosidade, ao outro dia, foi à fonte de S. João para saber que negócios o outro lá teria. Isto na esperança de que também a ele pudesse tocar alguma coisa.
Chegou lá, mas nada viu. Apenas o silêncio dos silvados e dos pinhais. Vai daí pensou logo que o compadre era um mentiroso e, pior que isso, um ladrão pois outra forma não sabia de tanto dinheiro lhe ir ter à mão.
E, mal o encontrou, disse-lhe com todas as letras:
_ És um aldrabão e um ladrão!
_ Olha que não! Olha que não ! – tentou defender-se o homem.
E para não passar pela fama de mentiroso nem de ladrão, o que é que fez? Combinou com o compadre irem lá os dois na noite seguinte. E lá foram então. Só que , no sítio onde costumava achar os 3 vinténs, o que encontrou foram 3 carvões! E daí em diante, vinténs… nunca mais !
E para se governar… teve de fazer como os outros: trabalhar.

(História contada pela mãe de uma aluna na semana da leitura)

Sem comentários: