segunda-feira, 28 de abril de 2008

Dia Mundial do Livro - Actividades na BE


Alunos aprendem Técnica de Encadernação à Portuguesa - 6º F e utilizadores da BE / Professores Cândida Carvalho e José Martinho.












Sessão de Escrita Criativa - 9ºB / Professora Ana Lídia Lopes.




sexta-feira, 25 de abril de 2008

O Meu Primeiro Dom Quixote....de Alice Vieira...Dia Internacional do Livro

Foi em 23 de Abril de 1916 que morreu Miguel de Cervantes e Saavedra e deixou-nos uma lembrança que é um livro de Don Quixote de La Mancha.
Nós lemos o livro "O Meu Primeiro Dom Quixote" traduzido pela escritora Alice Vieira, para as crianças e fizemos um resumo.
Dom Quixote vivia no lugar da Mancha, numa grande quinta.
Dentro do quarto tinha uma grande biblioteca, onde lia muito.
Dom Quixote lia tanto que na vida real imaginava tudo como se fosse um conto de fadas.
Um dia, vestiu uma velha armadura de cavaleiro que encontrara no sótão e partiu numa aventura, acompanhado por um escudeiro chamado Sancho Pança.
Poucos dias depois de ter partido, Dom Quixote pareceu-lhe avistar um grupo de homenzarrões, que eram moínhos. Lutou com eles e ficou todo esmurrado.
Dom Quixote viu um rebanho de ovelhas e pensou que era um exército de soldados que o ía atacar. Tentou também espetá-los com a lança e saiu-se mal.
Ele e o Sancho Pança tiveram muitas aventuras pela frente, que lhes traziam sempre sarilhos.
O Dom Quixote voltou para a Mancha, porque fez um combate com um amigo dele e uma aposta. Na aposta se perdesse o combate tinha que voltar para a Mancha.
Ele perdeu e voltou para a Mancha, onde levava uma vida mais sossegada.

23/04/08

Trabalho de Grupo dos alunos da EB1 de Vila Nova de Veiga
Joana, Sara -3.º ano, Marcelo 4.º ano
Diogo - 4.º ano Lara - 3.º ano Gabriel - 4.º ano Cristiana - 4.º ano

Dia Internacional do livro...José saramago

No Dia Internacional do Livro falámos do escritor português José Saramago e da história "A Maior Flor do Mundo", por ele ser um grande escritor da Literatura Portuguesa.
José Saramago vive em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, em Espanha, mas é português.
Ganhou o prémio Nobel da Literatura, em 1998.
Ele diz que não sabe escrever livros para crianças, porque escreve palavras difíceis.
No livro "A Maior Flor do Mundo", ele tenta contar uma história e pede desculpa às crianças. Pede ainda que sejam as crianças a reescrever a história para que ela possa ser lida pelos meninos de todo o mundo.
A história é esta...Era uma vez um rapaz que vivia numa aldeia com os seus pais.Um dia ele foi pelas traseiras do quintal, atravessou um grande rio até que foi parar a uma montanha, onde viu uma pequena flor murcha.Ele foi vinte vezes ao rio para ir buscar duas ou três gotinhas de água de cada vez, nas mãos, para regar a flor. Esta cresceu e tornou-se grande, bonita e dava muita sombra. De tão cansado que estava, adormeceu debaixo de uma pétala com as cores do arco-íris. Os pais e todas as pessoas da aldeia foram à procura dele e não o encontraram. Viram uma flor ao longe, numa montanha, que nunca tinham visto antes. O pai e algumas pessoas da aldeia foram até ao cimo da montanha e viram o menino deitado debaixo da flor. Levaram-no para casa e fizeram-lhe uma grande festa.
O menino tinha feito renascer uma nova vida!
José Saramago, neste livro, diz o seguinte aos adultos:
"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"

Adora tanto Portugal e a nossa Língua que não se cansa de dizer:

"A nossa Pátria é a Língua Portuguesa", José Saramago


23/04/08

Trabalho de Grupo dos alunos da EB1 de Vila Nova de Veiga

David - 4.º ano Ana Sofia - 3.º anoAna Rita - 3.º anoEmanuel - 3.º ano
Dave Machado - 4.º anoRosana - 4.º ano

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Baú Mágico

Numa mala velha e usada ou caixa colocam-se uma série de objectos, uns vulgares, outros exóticos.

Leva-se a mala para a aula ou Biblioteca e vai-se tirando um objecto com os olhos vendados para, através do tacto, o identificarem. A partir deste objecto começa-se uma narrativa . Em seguida tira-se outro e continua-se a história.
Termina-se convidando os alunos a retirar um objecto e a prosseguir, até não restarem mais na mala.
Uma das múltiplas variantes desta actividade é substituir os objectos por cartas. Cada carta pode consistir numa ilustração, numa palavra ou numa frase que remetam para personagens, objectos (mágicos) e paisagens ou ambientes da obra a trabalhar.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Encontros de (En)canto



O Diabo dos Números, de Hans Magnus Enzensberger, conta a história de um rapaz que, uma noite, começa a sonhar com um diabinho. Durante 12 noites, 12 sonhos, Roberto vai aprender os mistérios e segredos dos números.

Dinamizada pelos professores Jacinta Soares, Hermínio Carvalho e João Melo, a leitura do primeiro sonho deu a conhecer, aos alunos do 7ºD, alguns desses segredos...

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Encontros de (En)canto

Esta semana, o 6º C ouviu a história de Berto, um jovem que, aos poucos, se apercebe da importância dos estudos.
Através da leitura de alguns capítulos, a professora Antónia Esteves suscitou o desejo de conhecer, na íntegra, a obra ”O último período”, de Anabela Mimoso.

terça-feira, 15 de abril de 2008

As nossas actividades são muito ricas....vejam o Professor Armando!!!








O Professor Armando é invisual, muito comunicativo e inteligente.
Ele contou-nos que ficou cego com sete anos, numa brincadeira perigosa de crianças!!!
Foi para o colégio Interno para cegos, no Porto, onde aprendeu a ler, a escrever, a cozinhar, andar de bicicleta, ....e formou-se em professor de História e Português.
Veio à nossa escola explicar e mostrar-nos as máquinas para escrever e ler Braile.
Ofereceu-nos um abecedário em Braile e deixou-nos escrever algumas palavras na máquina. É claro que ele consegue manipular melhor e com mais rapidez aquelas teclas!
Mostrou-nos o computador em Braile e nós ficámos encantados.
Nós pintámos um quadro em tela, com tintas a óleo e de olhos fechados, que oferecemos ao professor para que ele sinta o nosso carinho!!!
Adorámos esta aula e o professor Armando.
A história de vida dele parece a do Louis Braile, o pai do sistema Braile!

Os alunos do 3.º e 4.º anos da EB1 de Vila Nova de Veiga

Dia Internacional do Livro Infantil... experimentámos o Braile...




No dia 2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil, falámos da importância do livro para melhorarmos a comunicação entre as pessoas e daí surgiram muitas ideias. Falámos dos homens pré-históricos e das pinturas que faziam nas cavernas, dos sinais de fumo, na linguagem gestual , no Braile, ...
Falámos das pinturas rupestres de Vila Nova de Foz Côa e até fizemos uma pequena investigação.
Falou-se da importância do livro para nos ensinar os valores da amizade, do amor, dos afectos, ...
O que mais nos fascinou foi o livro que a nossa professora nos trouxe sobre o sistema Braile.
Nesse dia conseguimos passar os dedos pelos pontinhos salientes, com os olhos fechados, e apercebemo-nos que o tacto é muito importante.
Descobrimos que os invisuais têm que ter o tacto muito mais apurado que nós, pela experiência que fizemos.
Vimos a correspondência entre o alfabeto e o sistema Braile e ficámos curiosos.
Também nos prometeu que viria um professor invisual explicar-nos melhor este sistema e mostrar-nos as máquinas para escrever Braile.
Ficámos logo entusiasmados!!!!
Esta forma de comunicar tem sido uma ajuda preciosa, ao longo dos tempos, para as pessoas cegas.
Os alunos do 3.º e 4.º anos de Vila Nova de Veiga

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Encontros de (En)canto


Mais um Encontro, desta vez, para ouvir uma história sobre o valor da amizade.
Os alunos do 6º A assistiram à leitura, dinamizada pela professora Maria José Carvalho, do conto "O amigo dedicado", do escritor Oscar Wilde.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Encontros de (En)canto

A leitura do conto "How the Brazilian Beetles got their gorgeous coats", de Elsie Spicer Eells, foi dinamizada pela professora Teresa Monteiro, tendo os alunos do 6ºB aderido com entusiasmo à história lida em língua inglesa. Sons do Brasil foi o tema musical que acompanhou este encontro.

2 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil


O Dia Internacional do Livro Infantil comemora-se a 2 de Abril em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen, que nasceu nesta data.

Chakrabhand Posayakrit* fez a ilustração , onde regista uma cena tradicional da cultura tailandesa, e escreveu a mensagem de 2008.

Os livros iluminam, o conhecimento encanta.
A busca de conhecimento por meio da leitura tem de tornar-se uma prioridade e deveria ser incrementada logo na infância.
Desde muito cedo se incute nas crianças tailandesas o desejo de conhecimento pela leitura, com base numa tradição e numa cultura sublimes.Os pais são os primeiros professores das crianças e os monges tornam-se os principais mentores da sua orientação e educação, intelectual e mental, tanto no que respeita aos assuntos do mundo como no tocante aos valores espirituais.
Encontrei inspiração para a minha ilustração em ancestrais tradições do meu país. Por um lado, a tradição de contar histórias às crianças, por outro, a de aprender pela leitura de inscrições em folhas de palmeira e em tabuinhas que se destinam exclusivamente a ser lidas.As narrativas escritas em folhas de palmeira provêm da tradição budista. Contam a vida de Buda e recontam histórias das jatakas (fábulas e parábolas), com a nobre intenção de cultivar as mentes jovens e de lhes instilar fé, imaginação e um sentido moral.”


Tradução: José António Gomes

*Chakrabhand Posayakrit nasceu em 1943, em Banguecoque. Formou-se em Pintura pela Universidade de Silpakorn, em 1968, e ensinou na Faculdade de Artes Decorativas da mesma universidade. Doutorou-se em Artes pela Universidade de Chulalongkorn, em 1989, e, actualmente, dedica-se, por inteiro, à sua criação artística.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Feira do Livro Usado


De 16 a 20 de Junho, a Equipa da BE/CRE pretende concretizar a Feira do Livro Usado. Se tiver livros que já não queira, entregue-os na Biblioteca até ao dia 12 de Junho. O montante da venda dos livros será aplicado na aquisição de exemplares em falta.Consulte o regulamento.
Contamos com a colaboração de toda a comunidade educativa!