quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Encontros de (En)canto



Neste último encontro do período, marcou presença o 5º C para ouvir a "História de um homem ambicioso", de Raul Correia. A professora Florinda Fernandes dinamizou este agradável e inesquecível momento de leitura.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Sub-Projecto para o 2º Período "Conhecer um autor"

Para o 2º período, o sub-projecto a desenvolver em todas as escolas do 1º Ciclo, Jardins-de-Infância e Certificação de Adultos do Agrupamento, no âmbito do Projecto "Biblioteca Digital", denomina-se “Conhecer um autor”, nomeadamente, Sophia de Mello Bryner Andresen e uma das suas obras mais conhecidas "A Menina do Mar".

Esta obra fez, outrora, parte integrante das bibliotecas vastas que existiram nas escolas do 1.º Ciclo. Há algumas obras ainda aí existentes e que podem ser um suporte válido para este sub projecto.

Quem não tiver o livro na escola poderá consultar o site: http://www.minerva.uevora.pt/web1/desafios/Menina_do_Mar.pdf, e o blog: http://24estrelinhasabrilharemvilanova.blogspot.com/, na Postagem com o título Sophia de Mello Breyner Andresen e clicar em “A Menina do Mar…” que o remeterá para uma página dedicada à autora e à obra em estudo.

Sophia de Mello Breyner Andresen é, sem sombra de dúvida, considerada uma das poetisas e escritoras de livros para crianças mais importantes da Literatura Portuguesa – um nome que se transformou, em sinónimo de Poesia e de musa da própria poesia. Esta possui uma obra vastíssima, que inclui, contos e obras poéticas. Os seus livros relatam as vivências da autora durante a infância. Vivências essas que começou por transmitir, primeiro aos seus filhos e, posteriormente, a todas as crianças e jovens.

A escolha recaiu nesta história "A Menina do Mar", de Sophia de Mello Breyner Andresen, que mostra, de uma forma simbólica, alguns dos limites e das regras de convivência e relacionamento com os outros. Para além da beleza literária, permite-nos transmitir valores ecológicos, respeito pela Natureza, nomeadamente pelas coisas do mar, curiosidade na descoberta e contemplação do mar e do que ele contém. Permite ainda reflectir acerca das diferenças entre dois mundos opostos - a terra e o mar. Além disso, e referindo um dos valores inerentes a quase todas as histórias - a relação com os outros - "A Menina do Mar" proporciona uma excelente oportunidade de ensinar a criança a respeitar e a aceitar as diferenças e ainda a importância de fazer amigos.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Feira do Livro

Um livro é sempre uma boa escolha para um presente de Natal!
Visite a nossa FEIRA DO LIVRO!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Encontros de (En)canto


Outro encontro e o incentivo à leitura a crescer...
Ao som da suave música ”Celtic Classics”, os alunos do 5º D vivenciaram deliciados o momento proporcionado pela professora Olga Fontes, com a leitura do conto”O livro-de-bolso procura um amigo!”, da obra “Os livros que gostam de contar histórias”, de Fátima Éffe e Zé-Luís.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Encontros de (En)canto


Em ambiente de grande serenidade, os alunos do 6º F assistiram à leitura de um dos mais belos contos das Mil e Uma Noites. A professora Cândida Costa escolheu, para este encontro, o conto Ali Babá e os Quarenta Ladrões.