quarta-feira, 31 de outubro de 2007

terça-feira, 30 de outubro de 2007

O Lobo Culto

No 1º período, o projecto a desenvolver em todas as escolas do 1º Ciclo, Jardins-de-Infância e Educação e Formação de Adultos do Agrupamento, no âmbito do Projecto "Biblioteca Digital", denomina-se “Um Lobo Culto”.
Este livro foi escolhido em 1º lugar, por se tratar de uma obra com enormes potencialidades para levar os alunos a perceberem a necessidade de uma leitura fluente e com entoação.
As actividades vão ser orientadas no sentido de formar e sensibilizar a criança/professor como utilizador da BE, porque é a primeira vez que a BE do Caneiro integra, nas suas planificações e actividades, todos os níveis de ensino acima referidos. Numa primeira fase a coordenadora da BE fará visitas às escolas para a apresentação da Biblioteca e dos Recursos aí existentes, com o objectivo de se:

· Observar o modo de funcionamento da Biblioteca pelos intervenientes;

· Constatar a importância deste recurso educativo;

· Aplicar os conhecimentos adquiridos;

· Calendarização: Outubro, Novembro e primeira Semana de Dezembro.

Projecto Biblioteca Digital 2007/2008


No ano lectivo 2006/2007 a BE do Caneiro foi rentabilizada unicamente para os Jardins-de-infância e E.B.1 N.º 3 de Chaves - Caneiro tendo um papel importante e extremamente enriquecedor no processo educativo e formativo das crianças que frequentaram a BE.
Partindo desta experiência,
este ano lectivo criou-se um projecto comum a todas as escolas do 1º Ciclo, Jardins-de-infância e Certificação de Adultos.Este Projecto está subordinado ao tema “Biblioteca Digital” e tem como objectivo principal “ Tornar a biblioteca um organismo vivo no Agrupamento ”, para apoiar os alunos no processo de Ensino/Aprendizagem e ajudar os professores a planificarem as suas actividades de ensino. Sendo assim, a Biblioteca terá que ser um organismo vivo da Escola e as suas actividades terão que fazer parte do Plano Anual de Actividades, do Projecto Educativo e operacionalizado pelos Projectos Curriculares de Turma. Com este projecto queremos fomentar a permuta de experiências e vivências dentro da escola/comunidade e também dinamizar a relação com os pais, comunidade e meio envolvente.

Encontros de (En)canto







Mais um Encontro de (En)canto, desta vez, para ouvir falar de amigos e de respeito. O 5ºH assistiu à leitura, efectuada pela professora Ana Lídia Lopes, do conto "O meu amigo patinador", de António Torrado.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

22 de Outubro - Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Comemorámos o Dia Internacional da Biblioteca Escolar.
Todos sabemos o que é uma Biblioteca?
Certamente que sim!
Um conjunto de livros num espaço próprio para consulta ou não... Estamos a partir do todo.
Questionamo-nos sobre a unidade, livro.
O que é um livro?
Um conjunto de contos, ou seja, de palavras, de frases que se vão interligando de forma a que no final de cada capítulo possamos retirar parte de uma mensagem.
O resultado final do livro será sempre a transmissão de uma mensagem, ou de mais uma aprendizagem para a própria vida.

Turma de Adultos da EB1 N.º3 de Chaves – Caneiro 22/10/07

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares




Hoje, dia 22 de Outubro, dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a turma dos Adultos da EB1 N.º 3 de Chaves/Caneiro contactou, mais uma vez, com o "livro" e concordou com o facto de que, o mesmo, é fundamental para que as taxas de literacia aumentem.






Escrito por Formadora da Certificação de Adultos da EB1 N.º 3 de Chaves/Caneiro
22-Out-2007

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Encontros de (En)canto










A magia da leitura está no ar! O 1º Encontro de (En)canto, momento de leitura vivido pelos alunos do 5º A, teve lugar hoje, na nossa biblioteca, dando-lhe voz a professora Ana da Glória Gonçalves. Parabéns! Vamos continuar …a ler!

Dia Internacional da Biblioteca Escolar


" Conhecer outras Bibliotecas"


No dia 22 de Outubro, para celebrar o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, a turma de 4º ano da E.B.1 nº 3 (Caneiro) e os alunos do 9ºA da Escola-sede tiveram oportunidade de trocar experiências, visitando as respectivas bibliotecas. Para além de lhes ter sido proporcionada uma visita orientada, os alunos do 9º A
leram o conto "O rato de Alexandria", de José Jorge Letria, para os seus colegas do 4º ano. Por sua vez, estes últimos dramatizaram a peça"Os Aristogatos".